Papa Moscas do Campo
Papa-moscas-do-campo: um raro tiranídeo do Cerrado Foto: https://www.wikiaves.com.br/wiki/papa-moscas-do-campo
Singelo e ao mesmo tempo majestoso, notável por sua coroa negra, o papa-moscas-do-campo (Culicivora Caudacuta) pertence à ordem dos Passeriformes, e faz parte da família Tyrannidae, uma das maiores famílias de aves de todo o planeta contendo aproximadamente outras 300 espécies no Brasil.
Etimologicamente seu nome significa, em uma tradução livre, “devorador de mosquito que possui cauda pontiaguda” ou mesmo “ave de cauda curta que devora mosquitos”.
Descrito pelo cientista Vielliot, em 1818, o papa-moscas-do-campo (Culicivora caudacuta) é um tiranídeo de hábitos campestres, portanto, típico da vastidão das áreas abertas, como os campos do Cerrado. Além dos estados que compõem este bioma e seus limites, como MG, MT, SP, DF, BA e MA, este passarinho também pode ser avistado na região Sul do país, do PR ao RS. Sua distribuição abrange países vizinhos, incluindo regiões da Argentina, Paraguai, Uruguai, Bolívia e Peru.

Foto: Sávio Freire Bruno
Foto: Sávio Freire Bruno
Este lindo tiranídeo de cerca de 10 cm, possui uma coroa negra demarcada por finas penas brancas, um pequeno penacho que gera um expressivo contraste com o restante da plumagem, que trás de um leve alaranjado ao marrom suave, além das listras pretas em leva em seu dorso. No conjunto, o que o torna singular, além de sua coroa melânica, é seu gradiente acastanhado.
Seu canto tímido e singular revela a simplicidade majestosa do cerrado. Territorialistas, habitualmente empoleiram-se na vegetação, quase sempre hastes de capim, tipicamente verticalizados, deixando à mostra seu peito amarelo claro. Alimentam-se de insetos, capturados com maestria em pleno voo, fato este que faz jus à etimologia de seu nome vulgar e científico.
Os papa-moscas-do-campo formam casais e são mais frequentemente avistados em pequenos grupos familiares, bandos que podem atingir no inverno algo em torno de sete a 15 indivíduos. No Cerrado, os casais se reproduzem de outubro a abril, fato também observado na Argentina.

Esta condição sugere que este tiranídeo inicia sua reprodução ao fim do período de seca, fato comum entre outras espécies do Cerrado, embora seu ciclo reprodutivo aconteça mais tardiamente do que outras aves insetívoras.
Seus ninhos são macios e leves, comumente constituídos por inflorescências de capim e paina – atuando como um forro na parte interior – unidos por teias de aranha, e construídos a baixa altura, o que faz deles um alvo fácil para predadores nativos e exóticos. Além disso, as queimadas e incêndios nos campos, além do maquinário agrícola e respectivas culturas, destroem ovos e ninhos desta e tantas outras aves.
Exigente quanto à paisagem, o papa-moscas-do-campo não frequenta pastagens modificadas pela mão humana, principalmente aquelas com vegetações e animais exóticos, deixando evidente sua preferência pelos campos naturais, sejam eles limpos ou dito, campos sujos de Cerrado. Mas os campos de Cerrado estão desaparecendo e cada vez mais restritos às Unidades de Conservação. Junto com ele, desaparece uma rica fauna. O papa-moscas-do-campo é considerado oficialmente como uma espécie ameaçada de extinção no grau vulnerável, o que é muito preocupante! A espécie é, portanto, uma relacionada à vegetação herbácea-arbustiva que não tenha sido infestada por vegetações exóticas.
O Cerrado, principal habitat do Culicivora Caudacuta, é o segundo maior bioma da América do Sul, carecendo de proteção e preservação em toda sua extensão. Sua fitofisionomia tem sido substituída por monoculturas extensivas, como as de soja e eucalipto. Este cenário revela o quanto é urgente e necessária a prioridade da conservação deste pequeno tiranídeo devido ao seu rápido declínio populacional – especialmente relacionado à destruição de seu habitat.
O papa-moscas-do-campo é uma ave ambígua ao olhar de um observador. Embora pareça singela e frágil esta espécie é uma sobrevivente cujo lar tem sido sistematicamente violado por ações antrópicas. É preciso, sobretudo, dar relevância e conhecimento de sua existência, promovendo ampla divulgação de seus hábitos, comportamentos e singularidades. O Cerrado, assim como seu pequeno morador, o Culicivora Caudacuta, é também delicado e, ao mesmo tempo, imponente.
Para saber mais
Fieker, C. Z.; Reis M. G.; Bruno S. F. 2014. 100 Aves Parque Nacional da Serra da Canastra. São Roque de Minas, MG. 55. https://www.wikiaves.com.br/wiki/papa-moscas-do-campo Por: Flávio Henrique da Silva* e Sávio Freire Bruno** *Formado em Letras (UFMG) / Professor Sistema de Ensino Scribs e Colaborador do Projeto Fauna Brasil - UFF. ** Professor de Medicina de Animais Selvagens e de Zoologia de Vertebrados. Setor de Animais Silvestres / Selvagens e Exóticos. Faculdade de Veterinária / MCV / UFF.