Cedro do Abaeté

Cedro do Abaeté, um município de Minas Gerais, está sendo contemplado com um inovador projeto de ecoturismo e turismo religioso, através da equipe Brasil Fora da Estrada, coordenado pela Secretaria de Turismo e Esporte (pasta dirigida por Bráulio Borges), pelos esforços do vereador Júlio César Costa e com apoio da Prefeitura Municipal.

Cedro do Abaeté, um município de Minas Gerais, está sendo contemplado com um inovador projeto de ecoturismo e turismo religioso, através da equipe Brasil Fora da Estrada, coordenado pela Secretaria de Turismo e Esporte (pasta dirigida por Bráulio Borges), pelos esforços do vereador Júlio César Costa e com apoio da Prefeitura Municipal.

O projeto tem como objetivo promover o Ecoturismo, sustentável e harmônico, na região do Cedro do Abaeté, valorizando o patrimônio cultural material e imaterial da região, trazendo novas fontes de renda e emprego, já que o turismo é uma das maiores vertes da economia brasileira. Assim, em sintonia com a preservação ambiental, a agência Brasil Fora da Estrada, tem como foco o empreendimento saudável e a manutenção de fauna e flora nativa, visando a conscientização, não somente da população local, mas de todo território nacional.

o Cedro do Abaeté

Cedro do Abaeté é um município brasileiro do estado de Minas Gerais. Sua população estimada em 2004 era de 1.231 habitantes. Localizada na zona do Alto São Francisco na região do Maciço da Serra da Mata da Corda, planalto do Sudeste que é uma das subdivisões do Planalto Brasileiro. Está às margens do Rio Indaiá, próximo à Serra do Capacete, na Mesorregião Central Mineira, Microrregião de Três Marias. A altitude é de 920 m acima do nível do mar, possui um relevo bastante montanhoso. As colinas apresentam formas arredondadas e em algumas regiões próximas a rios e córregos apresentam escarpas íngremes, abruptas e fortes. Algumas serras que se destacam no município são: Serras do Tigre, Capacete, Pedra-Menina e Gamelão. O município tem como municípios limítrofes: Paineiras (ao sul), Quartel Geral (ao norte), Abaeté (a leste) e Tiros (a oeste).

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Cedro_do_Abaeté

“Sertão é isto: o senhor empurra para trás, mas de repente ele volta a rodear o senhor dos lados. Sertão é quando menos se espera”.

A Cachoeira Bela vista possui fácil acesso, e duas quedas d’água que encantam todos os visitantes, a primeira denominada Bela Vista de Cima e a segunda Bela Vista de Baixo. O projeto ecoturístico municipal está buscando a viabilização e revitalização do acesso, com devidas autorizações, que serão gerenciadas pelo futuro Centro de Condutores de visitantes.

Futuramente estuda-se, também, uma travessia para ciclistas e veículos com tração 4×4, garantindo não somente o fácil acesso à cachoeira, mas também uma trilha circular verdadeiramente inclusiva. 

A Cachoeira do Careta é um dos principais pontos destinados àqueles de desejam realizar uma trilha moderada com destino ao paredão de pedra com queda  d’água de aproximadamente 38 metros. O projeto ecoturístico municipal está buscando viabilizar melhorias e garantir a permissão de acesso. Lembre-se jamais ultrapasse porteiras, cercas ou limites de propriedades sem a devida autorização. 

Futuramente pretendemos criar e gerenciar o Centro de Condutor de visitantes, com guias capacitados e autorizados a levar turistas com autorização, segurança e conscientização de preservação ambiental. Estuda-se ainda a possibilidade da construção de apoios e escadarias para possibilitar o acesso facilitado à Cachoeira do Careta.

Galeria de Imagens