Dicas para iniciantes Off road

Comprou o seu primeiro 4x4, ou tem receio de iniciar no mundo off-road? Leia esta matéria e saiba todas as dicas e cuidados iniciais necessários para fazer um passeio com altíssimo risco de se sentir verdadeiramente livre.

Caso você seja iniciante nas aventuras com veículos 4×4, essa publicação é indispensável. Separei algumas dicas importantes para você se divertir curtindo paisagens, fazendo trilhas leves e moderadas ou simplesmente atravessar atoleiros com seu 4×4.

Primeiro, o mais importante é fazer uma revisão no veículo antes de entrar na trilha. Verifique água, óleo, freios, embreagem, pneus e outros itens de segurança como os cintos. E não se esqueça de levar um kit de primeiros socorros, com repelente, protetor solar, agasalhos e roupas extras, além de água e alimentos suficientes para dois a três dias a mais do que pretende ficar – isso será fundamental caso você fique atolado ou precise aguardar um reboque. Outras dicas importantes são: nunca entrar em uma trilha sozinho ou com apenas um veículo e sempre avisar amigos e parentes da localização onde você fará a trilha.

O básico

Utilize sinto de segurança, sempre. Lembre-se também de sempre manter os braços dentro do veículo, isso pode evitar que seu braço se quebre durante um tombamento; preferencialmente, feche os vidros. Compre um rádio, se possível.

Nunca vá sozinho em uma trilha, principalmente se ela for desconhecida. Procure pessoas experientes que possam orientar sobre os obstáculos e auxiliar na pilotagem off-road.

Conheça seu veículo

Uma das coisas que parece ser mais básica é muitas das vezes negligenciada não somente pelos proprietários dos veículos, mas também por vendedores em concessionárias: leia o manual e conheça seu carro.

Veículos 4×4 possuem particularidades específicas em relação ao acionamento da tração 4×4 – fato que deve ser rigorosamente respeitado. Nem todos os carros possuem diferencial central, por exemplo. Sem ele, não é possível rodar no pavimento seco e duro (como asfalto) com a tração 4×4 acionada, já que isso pode causar danos severos aos eixos-cardã ou caixa de transferência. 

Leia atentamente o manual, saiba para que serve cada um dos modos de tração disponíveis e quando utilizá-los de maneira adequada. Faça manutenção regularmente e você irá aproveitar seu veículo com toda segurança e sem risco de precisar gastar baldes de dinheiro com reparos.

Compreenda seus limites

É preciso saber dosar a sua experiência e também inexperiência. Não é por que seu colega consegue transpor determinado obstáculo que você também deve fazê-lo sem ter a perícia necessária. Além disso, é preciso avaliar se seu veículo está adequadamente pronto para determinada trilha. Converse com o organizador, explique quais as medidas de pneu seu veículo possui e se ele tem ou não modificações. 

Lembre-se: se sentir insegurança, não prossiga. Insegurança é um dos fatores responsáveis por inúmeros acidentes, dentro e fora de trilhas.

Velocidade Baixa

Trilhas são eventos realizados em baixa velocidade, normalmente utiliza-se as marchas em modo reduzido (low). Atenção ao velocímetro e seja prudente. Transpor obstáculos é muito mais uma questão de torque do que de velocidade.

Atenção com áreas alagadas

Um cuidado fundamental que todo trilheiro deve ter é o de, antes de transpor um rio ou área alagada, descer primeiro do carro e verificar a profundidade da água com um pedaço de pau, bem como o tipo de piso e se há correnteza. Isso evita surpresas desagradáveis e até mesmo acidentes graves. Depois de verificar tudo, engate a tração reduzida e passe devagar pela área alagada, seguindo um ritmo constante, para não formar ondas na água.

Cuidado com inclinações

Subidas e descidas com níveis de inclinação elevados são divertidas, emocionantes e radicais. Entretanto, respeite os limites de seu veículo. O manual costuma especificar os ângulos de entrada e saída, bem como o limite de inclinação lateral. Ir além dessas especificações pode gerar sérios riscos de capotamento.