Os Jipes estão em extinção?

Os Jipes estão em extinção?

American soldiers trying to free a jeep stuck in the mud near Cassino. Lazio, Italy, November 1943 Foto: https://br.pinterest.com/pin/308637380690873512/

A leia da oferta e da procura dita as regras do mercado de alguma maneira. Portanto, a produção de veículos robustos, desconfortáveis e lentos, como os Jipes, irá, certamente, e ao que tudo indica, como o fim da produção da Land Rover Defender, por grandes montadoras irá parar.

Cedo ou tarde, os modelos 4×4 reduzidos estão sendo substituídos pelos famosos SUV, carros de passeio enfeitados para se assemelharem a viaturas off-road. O primeiro ponto, então é saber responder:

O QUE DIFERENCIA UM SUV DE UM JIPE?

O termo SUV abreviatura “Sport Utility Vehicle” (Utilitário Desportivo em português) usado pelos norte-americanos designando veículos fabricados a partir de chassis de caminhonetes. É um tipo de veículo especialmente popular nos Estados Unidos que combina bom espaço interno para passageiros com a versatilidade de carga de uma Pickup. São objetos de desejo pelo status aos quais são associados. Caracteristicamente, são veículos de porte avantajado, normalmente derivados de caminhonetes, e apresentam uma configuração de design e interior em alusão aos veículos familiares conhecidos por “peruas” ou SW (station wagons). Ou seja, a capota estende-se até o fim do veículo, e internamente dispõem de banco traseiro e porta-malas. São carros tamanho família e uma boa parte deles é portado de uma terceira fileira de bancos, podendo totalizar até nove assentos para passageiros.

Carros como SW4, W4, CR-V, Rexton, Hilux, L200 e outras caminhonetas são SUVs. Além disso, ainda existem os utilitários mais bizarros como o Ecosport e outros genéticos do mesmo tipo. Por fim, existem também as linhas crossover (VW) e adventure (Fiat), que não passam de nada além de enganação.

Aumentar o aro da roda, adicionar para-lamas plásticos ”agressivos”, símbolos, nomes, adesivos e um pneu exposto na traseira do carro não faz com que ele se torne um Jipe.

Gol Rallye, Crossfox, Strada Adventure, e tantos outros semelhantes não são sequer carros 4×4, muito menos off-road.

Quem já viu o protótipo do novo Troller, um dos mais famosos carros off-road, deve ter notado que ele se parece muito mais com um SUV do que com um Jipe. Enquanto isso, os verdadeiros carros off-road ficam em segundo plano, e muitos sequer sabem que eles existem ou como funcionam. O que não é de se estranhar, tendo em vista que existem muitos que desejam Jipes com câmbio automático.

O verdadeiro veículo off-road precisa possuir uma relação de marchas muito mais reduzida, isso acaba por limitar sua velocidade de cruzeiro; Preferencialmente os Jipes devem ser curtos, para facilitar a passagem em lugares mais apertados; O uso de suspensão mais dura e reforçada acaba por prejudicar o conforto mais alivia na manutenção e no bolso, muitos Jipes ainda usam feixe de mola nas 4 rodas; Os ângulos de ataque e saída devem ser sempre muito elevados e os para-choques reforçados ou de aço para evitar danos em obstáculos realmente difíceis; Altura em relação ao solo e boa capacidade de funcionar em lugares alagados ou travessia de rios; Por fim, tração nas quatro rodas e reduzida (4×4 high e 4×4 low) são os aspectos fundamentais que fazem de um carro um verdadeiro Jipe.

Uma grande pena que o mercado esteja, aos poucos, abandonando os verdadeiros 4×4. Em consequência, o preço dos verdadeiros Jipes sobe cada vez mais, afina, são veículos raros, e os SUVs e 4×4 de passeio perdem seu valor com pouco tempo de uso.